quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Benefícios do videogame para a saúde
O videogame traz muitos benefícios para a saúde que você nem faz ideia. Confira 4 motivos para jogar
Os videogames são sempre mal falados desde que surgiram. Para os mais idosos, o Atari era um verdadeiro veneno para a televisão, diminuindo o seu tempo de vida útil. Hoje, sabemos que isso não é verdade!
Apesar de este mito ter sido enterrado, ainda há muito preconceito com os videogames. Existem muitas crianças e adolescentes viciados em games que se esquecem da vida social, acadêmica e profissional. Assim como tudo na vida, todo exagero é maléfico à saúde. Entretanto, de forma controlada, o videogame traz muitos benefícios que você nem faz ideia.
Separamos 4 razões para você adquirir um console e passar a jogar seus games preferidos diariamente. Confira!
Videogame mantém a mente ativa
Os jogos de videogame são muito bons para ativar diversos campos do cérebro. Isso acontece, porque muitos acontecimentos são simultâneos e a pessoa se obriga a prestar atenção nos sons, na visão e, claro, no movimento dos dedos.
Uma idosa de 86 anos assume que comprou seu Playstation 3 para manter-se ativa. Junto com o console, ela adquiriu uma televisão de 65 polegadas e um Grand Theft Auto. Agora, ela pode se divertir e ainda acionar todo o cérebro!
Sensor de movimento ajuda a queimar calorias
Com a criação do Kinect e do Nintendo Wii, os players podem jogar seus games favoritos se movimentando. Jogos de tênis, por exemplo, fazem com que eles se mexam, assim acelerando seus corações, suando e queimando centenas de calorias.
Claro que um videogame desse tipo não se compara a fazer exercício físico nas ruas e academia, entretanto é um bônus a mais para aqueles que não conseguem ficar muito tempo longe da televisão e do console.
Aumento da atenção
Há pessoas que apresentam ambilopia, ou seja, um olho enxerga melhor que o outro em razão da má utilização do mais fraco. Não é problema de grau, mas, sim, de “preguiça”, tendo como tratamento a utilização de tapa-olho. Um estudo mostrou que pessoas com esta doença que jogam games de guerra por 1 hora têm os mesmos benefícios de quem se veste de Nick Fury por 400 horas!
A razão é simples: em um jogo deste tipo, o player tem que ficar atento a tudo que ocorre em cena, logo, naturalmente, os olhos ficam em estado de alerta e a mente obriga o mais fraco a observar a tela. Pensando desta forma, não é somente os doentes que se beneficiam destes jogos, mas todos aqueles que querem aumentar sua atenção e capacidade em focar sobre diversos pontos diferentes.
Melhora da coordenação motora
Outro estudo científico trouxe resultados muito interessantes. Médicos cirurgiões que jogam videogame têm tendência a fazer as cirurgias com mais velocidade e menor taxa de erros que aqueles que não jogam. Isso é um indicativo de que jogar videogame não é tão fácil quanto parece! Para se tornar um bom player, é preciso realizar adaptações neuromotoras.
Jogos de tiro é um bom exemplo disso. O jogador tem que se locomover, ficar atento a sua frente, ao seu lado e às suas costas, além de estar sempre pronto para atirar! São vários dedos que são usados simultaneamente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário